ASSISTÊNCIA TÉCNICA:
MICROONDAS
MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS
ADEGAS CLIMATIZADAS
(21) 3146-1920
Fatos sobre micro-ondas
Gênese
A tecnologia surgiu durante a segunda guerra mundial após ao ataque japonês em 1941.
O inventor foi o cientista Percy Spencer, que trabalhava numa fábrica de radares que emitiam as micro-ondas a fim de detectar a presença de inimigos. Poucos anos depois, em 1947, surgiu o primeiro modelo.
As radiações
São formadas pelas ondas eletromagnéticas, e é um mito que os alimentos absorvem as microondas emitidas pelo forno. Ao agitar as moléculas de água presentes nos alimentos, apenas o calor contido é a única coisa que mantém após o seu desligamento.
O aquecimento gerado retira os nutrientes dos alimentos?
Qualquer alimento que receba fortes quantidades de calor, tem sua química alterada, perdendo nutrientes. Porém, isso não é restrito somente aos fornos de micro-ondas, ocorrendo também em panelas ao fogo, churrasqueiras e fornos elétricos. Entretanto, o micro-ondas é o meio de aquecimento que mais retém vitaminas e substâncias.
Vidros, plásticos ou metais; são seguros?
O vidro é de fácil aquecimento podendo atingir temperaturas perigosas para as mãos. Há tipos apropriados para micro-ondas de acordo com o uso.
Os plásticos também se dividem nos específicos e recomendados para micro-ondas, por suportarem o calor das radiações emitidas, enquanto que os outros, podem liberar nos alimentos quando aquecidos, o bisfenol A, uma substância que compõem algumas embalagens e que em altas quantidades são consideradas tóxicas.
E quanto ao vazamento de radiações?
Todo aparelho de micro-ondas possui uma certa quantidade de vazamento, porém essa tem que ser de valor muito mínimo, conforme as normas estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de tal forma não representar perigos aos seus usuários. Faz-se necessário verificar trimestralmente através de um dispositivo apropriado, se o nível de radiação se encontra dentro da tolerância.